Salão Universitário

Um dos mais importantes eventos para divulgação de trabalhos de iniciação científica, pesquisa e extensão, o Salão Universitário prorrogou suas inscrições. Interessados podem se inscrever no site até o dia 2 de maio.

Destinado a acadêmicos de graduação, pós-graduação e a profissionais de diferentes áreas, incluindo alunos do 7º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. O Salão acontece entre os dias 23 e 26 de maio.

Das Palestras

O Salão Universitário contará com atividades, minicursos e palestras de abertura e encerramento. As palestras, abordarão assuntos que envolvem o tema central do Evento: A Ciência Ao Combate À Fome. A temática tem uma conexão com a Campanha da Fraternidade que está incentivando a realização de pesquisas sobre este assunto.

Segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN), em 2022, cerca de 33,1 milhões de pessoas vivem em situação de fome no país. Entre elas, 15.5% em Insegurança alimentar grave (privação no consumo de alimentos e fome), 15.2% Insegurança alimentar moderada (quantidade insuficiente de alimento).

Para debater sobre o que vem acontecendo na realidade brasileira, Fomes Contemporâneas é o tema das palestras — fazendo referência a publicação de uma das palestrantes, Caroline Filla Rosaneli. A abertura acontecerá no dia 23 de maio, às 16h, com Regina Nogueira, professora de Medicina na UCPel; Janaína Motta, docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nos cursos de graduação em Nutrição e Medicina e Caroline Rosaneli Docente no Mestrado em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Para a palestra de encerramento, que acontecerá dia 26 de maio, às 18h, será convidada a professora Fernanda Souza de Bairros, Graduada em Nutrição e Mestre em Saúde Coletiva pela UNISINOS. Confira abaixo, os currículos das palestrantes.

Caroline Filla Rosaneli

Docente no Mestrado em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Pós-doutora pela Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília. Foi docente visitante no doutorado de humanidades da Universidade Católica de Moçambique (2019-2021). Atualmente é Vice-líder do Grupo Pesquisa CNPq/PUCPR Saúde Pública, Bioética e Direitos humanos.

Regina Nogueira

Conselheira titular do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). Docente no curso de medicina da Universidade Católica de Pelotas. Integra a equipe pediátrica do Hospital São Francisco de Paula da UCPel. Graduada pela Universidade Federal de Pelotas, doutoranda em Biomedicina pelo Instituto Italiano de Rosário, Argentina. Atualmente, coordena uma pesquisa junto à Fiocruz e um projeto de extensão com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Janaína Vieira dos Santos Motta

Docente da Universidade Federal de Pelotas nos cursos de graduação em Nutrição e Medicina e no programa de pós-graduação em Epidemiologia. Possui graduação em Nutrição (2003), mestrado (2008) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Atuou como docente nos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde e como membro permanente do Programa de Pós Graduação em Saúde e Comportamento e do Mestrado Profissional em Saúde no Ciclo Vital na Universidade Católica de Pelotas.

Fernanda Souza de Bairros

Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da UFRGS, atuando no Curso de Bacharelado, Residência Multiprofissional e no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Graduada em Nutrição e Mestre em Saúde Coletiva pela UNISINOS. Doutora em Epidemiologia pela UFRGS, com período de Doutorado Sanduíche na Agència de Salut Pública de Barcelona, Espanha. Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela UNISINOS. Possui experiência nas áreas de Nutrição, Saúde Coletiva e Epidemiologia. Desenvolve ensino, pesquisa e extensão principalmente nos seguintes temas: iniquidades raciais e de gênero em saúde e segurança alimentar e nutricional.

Para informações sobre os minicursos que serão ofertados, bem como o regulamento do Salão Universitário, confira o site.

Redação: Lucia Ippolito