Salão Universitário

O Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) prorrogou, até a próxima segunda-feira (8), o prazo para as inscrições de apresentadores e ouvintes da edição de 2023 do evento. O salão acontece entre os dias 23 e 26 de maio e as inscrições acontecem exclusivamente pelo site.

Com temática “A Ciência no Combate à Fome”, o salão promoverá palestras de abertura, encerramento e minicursos presenciais e apresentações de trabalhos no formato virtual. O evento possibilitará a participação de forma híbrida para todos acadêmicos de graduação, pós-graduação e a profissionais de diferentes áreas. Alunos do 7° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio também podem participar.

Na cerimônia de encerramento do evento, será realizado um banquetaço — um ato que simboliza a defesa do direito humano a uma alimentação saudável, adequada e nutritiva, segundo Tiago Nunes, professor participante da comissão organizadora do salão. Os alimentos do banquete serão ofertados por produtores da agricultura familiar da região.

Ouvintes e participantes recebem certificado de horas. Confira abaixo os valores de participação, bem como a programação completa do evento.

Da participação

Alunos da UCPel
R$20,00
Alunos de outras instituições e profissionais já formados
R$30,00
Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio
R$10,00

Programação palestras

23 de maio, às 16h — palestra de abertura: Fomes Contemporâneas
Com as palestrantes Regina Nogueira, professora de Medicina na UCPel; Janaína Motta, docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nos cursos de graduação em Nutrição e Medicina e Caroline Rosaneli Docente no Mestrado em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

26 de maio, às 18h30 — palestra de encerramento: A Ciência no Combate à Fome
Com a professora (UFRGS) Gabriela Coelho-de-Souza.

Programação Minicursos

PPG Política Social e Direitos Humanos
Organização e controle de referenciais bibliográficos na plataforma Mendeley
Professor responsável: Aknaton Toczek Souza
Data: 24/05/2023 – às 9h00
Carga horária: 3h

Intersecções do comer em sociedade
Professor responsável: Carla Ávila e Samanta Madruga
Data: 25/05/2023 – às 14h00
Carga horária: 4h

Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação
Desmistificando e Explorando Técnicas de Aprendizado de Máquina.
Professor responsável: Sérgio Almeida
Data: 25/05/2023 – às 14h30
Número de vagas: 15
Carga horária: 2h30
Pré-requisitos: Noções de programação.

PPG Saúde e Comportamento
Como submeter um projeto à Plataforma Brasil?
Professor responsável: Luciana de Ávila Quevedo com a participação da profª Jéssica Puchalski Trettim
Data: 25/05/2023 – às 14h00
Carga horária: 2h

Mestrado Profissional Saúde no Ciclo Vital
Intervenções psicoterapêuticas dos transtornos de humor em contextos de vulnerabilidade social
Professor responsável: Luciano Dias de Mattos Souza
Data: 26/05/2023 – às 14h00
Número de vagas: 30
Carga horária: 1h30

Para mais informações, além do regulamento, é possível entrar em contato pelo e-mail salaouniversitario@ucpel.edu.br.

Redação: Caroline Albaini