Salão Universitário

Entre os dias 23 e 26 de maio a comunidade acadêmica voltará seu olhar para mais uma edição do Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A temática desta edição é “A Ciência no Combate à Fome”. O evento será realizado novamente em formato híbrido — as apresentações dos trabalhos serão feitas por uma plataforma de  videoconferência, palestras e minicursos serão presenciais.

Todas as atividades já estão com suas vagas preenchidas e tiveram grande adesão, segundo o coordenador do PPG em Saúde e Comportamento (PPGSC/UCPel) Adriano de Assis. Os minicursos foram bastante procurados, muito por sua variedade de assuntos — que vão desde atividades mais específicas e técnicas à parte prática da pesquisa. A programação completa do evento pode ser conferida abaixo.

Importante experiência de discussão, orientação e  acompanhamento, os salões de iniciação científica foram imaginados justamente para que os alunos, desde cedo, tivessem uma experiência ampla de todo o processo de criação de conhecimentos passíveis de validação, relata o coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da UCPel, Ricardo Pinheiro. “A iniciação científica é a semente para uma formação científica adequada”, destaca.

Para tanto, a participação dos alunos em atividades como esta acaba se tornando essencial em suas trajetórias acadêmica e profissional. Nestes eventos, segundo Pinheiro, acontece a construção de um profissional mais humano, que consegue, através dos apontamentos dos avaliadores aos seus — e aos trabalhos dos colegas participantes — elaborar um método científico e uma pesquisa válida. “Que a pessoa tenha essa vivência; tenha contato com o conhecimento científico e com a leitura científica. De modo que ela possa avaliar publicações e se elas estão feitas de maneira que possam gerar um conhecimento válido”, conclui Pinheiro.

 

Número expressivo de inscrições

Neste ano, o Salão Universitário recebeu um número recorde de inscrições. No total, 502 trabalhos serão expostos, 20% a mais do que no ano passado. A expressiva quantidade de participantes é proporcional à grandeza do evento, conforme Pinheiro. “Este número retrata o interesse dos participantes e a força do evento”, declara.

Para o pró-reitor acadêmico, Ezequiel Megiato, o recorde vai ao encontro da expectativa positiva sobre o evento. “Foi um grande desafio, mas nomeamos uma comissão multidisciplinar que trabalhou forte para que esse número significativo fosse alcançado”.

O desafio se deu, inclusive, pela mudança de data do evento, que em anos anteriores acontecia no segundo semestre. Uma época sempre mais intensa, conforme indica o pró-reitor acadêmico. “O salão já no primeiro semestre é uma oportunidade, principalmente aos recém chegados à universidade, de se depararem com um evento científico importante”, conclui Megiato.

 

Categorias e estrutura de apresentação

As 502 inscrições para apresentações de trabalhos estão divididas nas seguintes categorias:

139 – Extensão;
227 – Iniciação Científica;
114 – Pós-Graduação;
19 – Profissinais;
03 – Alunos de escolas de Ensino Fundamental e Médio

Conforme o integrante da comissão organizadora do evento, Diego Konrath, serão disponibilizados 10 minutos para as apresentações dos trabalhos e cinco minutos para discussão com a banca. Serão quatro sessões de videoconferência por dia — exceto no dia da abertura, que contará com três — com uma estimativa de até seis apresentações por sessão.

 

A temática da fome

A temática deste ano foi decidida pela comissão multidisciplinar, em especial, o setor de pesquisa da universidade. A questão da fome e todas suas consequências foi apresentada, segundo relata Assis, em conexão com o tema da Campanha da Fraternidade. “A temática da fome como um todo vem sendo bastante discutida, como o salão é um local onde conseguimos fazer mostras de estudos e de temas relacionados, optamos pelo tema”, salienta.

Assis também comenta que as palestras de abertura e encerramento foram nomeadas “Fomes Contemporâneas” com base no livro de Caroline Rosaneli, uma das palestrantes do evento. “As falas abrangem não apenas a questão da insegurança alimentar, mas também a necessidade de outros aspectos da fome”, complementa.

 

Programação Completa

 

Palestras

Das falas de abertura, no dia 23 de maio, às 16h, participam as docentes Caroline Rosaneli, Regina Nogueira e Janaína Motta. A fala de encerramento fica a cargo de Gabriela Coelho-de-Souza, também professora, e acontece no dia 26 às 18h30. Ambas as atividades acontecem no Auditório Dom Antônio Zattera. Confira abaixo os currículos das palestrantes.

Minicursos

Os minicursos são ofertados pelos PPG’s e pelo Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da UCPel.

PPG Política Social e Direitos Humanos

Organização e controle de referenciais bibliográficos na plataforma Mendeley, 24 de maio, às 9h, com Aknaton Toczek Souza
Intersecções do comer em sociedade, 25 de maio, às 14h, com Carla Ávila e Samanta Madruga

 

Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação

Desmistificando e Explorando Técnicas de Aprendizado de Máquina, 25 de maio, às 14h30, com Sérgio Almeida

 

PPG Saúde e Comportamento

Como submeter um projeto à Plataforma Brasil?, 25 de maio, às 14h, com Luciana de Ávila Quevedo e participação da profª Jéssica Puchalski Trettim
 

Mestrado Profissional Saúde no Ciclo Vital

Intervenções psicoterapêuticas dos transtornos de humor em contextos de vulnerabilidade social, 26 de maio, às 14h, com Luciano Dias de Mattos Souza

 

Atividades no dia de encerramento

Antes da apresentação de encerramento, a partir das 17h30, acontecerá, na recepção do auditório, um lanche coletivo e gratuito. Conforme Tiago Nunes, docente participante da comissão organizadora do salão, a atividade foi intitulada “banquetaço” para simbolizar a “defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável a partir de alimentos simples, mas com alto poder nutritivo”.

Serão ofertados alimentos agroecológicos produzidos na nossa região pela agricultura familiar e camponesa, povos e comunidades tradicionais e pela Economia Solidária. O lanche coletivo será disposto no saguão de entrada do Auditório Dom Antônio Zattera. 

Ao final do evento, no pátio interno da UCPel, acontecerá ainda uma feira onde serão comercializados os produtos dos agricultores que participam do lanche coletivo.

Conheça as palestrantes

 

Caroline Filla Rosaneli

(adicionar foto) Docente no Mestrado em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Caroline é graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pós-doutora pela Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília (UnB). Foi docente visitante no doutorado de humanidades da Universidade Católica de Moçambique entre os anos de 2019 e 2021. Atualmente é vice-líder do Grupo Pesquisa CNPq/PUCPR Saúde Pública, Bioética e Direitos Humanos.

 

Regina Nogueira 

Regina é conselheira titular do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). Docente no curso de Medicina da UCPel, integra a equipe pediátrica do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP). Possui graduação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e é doutoranda em Biomedicina pelo Instituto Italiano de Rosário, Argentina. Atualmente, coordena uma pesquisa junto à Fiocruz e um projeto de extensão com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Janaína Vieira dos Santos Motta

Docente da UFPel nos cursos de graduação em Nutrição e Medicina e no programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Janaína possui graduação em Nutrição, mestrado e doutorado em Epidemiologia também pela UFPel. Atuou como docente nos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde e como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento e do Mestrado Profissional em Saúde no Ciclo Vital (PPGSC) na UCPel. 

Gabriela Coelho de Souza

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRGS, mestrado em Etnobotânica e doutorado em Ciências pela mesma instituição. Professora associada ao Departamento de Economia e Relações Internacionais, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS. Coordenadora do Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional/UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Alimentar e Nutricional (NESAN), Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica (DESMA). Conselheira do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Membro do Grupo de Assessoramento Técnico do Plano Nacional de Ação Estratégica para Espécies Ameaçadas – PAN Lagoas do Sul. 

Mais informações sobre o Salão Universitário podem ser encontradas no site do evento

Redação: Caroline Albaini