Está chegando o grande dia! Na próxima segunda-feira (26), inicia o Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que este ano será 100% presencial, e já conta com mais de 700 inscritos. O evento apresenta o tema “Ó Mundo Tão Desigual: o papel da universidade na superação das iniquidades, vai até sexta-feira (30) e contará com palestras, bate-papo, mesa redonda, exposição e várias outras atividades! Programação completa aqui.
Na segunda, a partir das 15h30 terá a apresentação banda Imdaz, no saguão da universidade. Às 16h30, no auditório Dom Antôni Zattera, inicia a palestra de abertura com o Dr. em Epidemiologia pela UFPel, Fernando C. Wehrmeiste, intitulada Não deixe ninguém para trás – expandindo as fronteiras da agenda 2030 na avaliação de desigualdades em saúde.
Wehrmeiste possui graduação em Fisioterapia (FURB), mestrado em Saúde Pública (UFSC) e doutorado em Epidemiologia (UFPel). Atualmente, é professor Associado da UFPel e da Universidade de Manitoba (Instituto de Saúde Pública Global). É investigador principal da Coorte de Nascimentos de Pelotas de 1993 e pesquisador sênior do Centro Internacional para Equidade em Saúde no Brasil, um centro colaborador da OMS sobre desigualdades em saúde.
Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados a como as desigualdades afetam os a saúde para mulheres e crianças em países de baixa e média renda, bem como a epidemiologia do curso de vida. Desde 2015 é bolsista de produtividade do CNPq, aualmente nível 1D.
Bate-papo
Ainda na segunda, a partir das 18h, acontece o bate-papo com o fotógrafo Paulo Rossi e sessão de autógrafos do livro Retratista de Satolep, no saguão.
Podem participar estudantes de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) da UCPel ou outras instituições, profissionais e estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Redação Marcela Santos