Salão Universitário

A primeira edição da feira “Qual é a sua arte?”, organizada pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), foi um sucesso. Realizada nos dias 27, 28 e 29 de agosto no saguão do Campus I, a feira, que aconteceu dentro da programação do Salão Universitário,  contou com a participação de 13 estudantes, que tiveram a oportunidade de expor e vender suas criações para a comunidade acadêmica.

O evento se destacou por promover um ambiente de interação e valorização das artes no espaço acadêmico. A feira foi uma vitrine para talentos artísticos e habilidades manuais, permitindo que estudantes gerassem renda e ampliassem a visibilidade de seus trabalhos.

Participação e variedade de produtos

A feira reuniu estudantes de diversos cursos, com destaque para os alunos de Medicina, que representaram o maior número de participantes. Psicologia, Serviço Social, Biomedicina, Enfermagem, Filosofia, Jornalismo, e Estética e Cosmética também estiveram presentes. Os produtos expostos variaram desde crochês e amigurumis até pinturas e esculturas em gesso, além de moda, alimentos e cosméticos.

Para uma das organizadoras do evento, Isabela Baptista, a diversidade de produtos foi um dos pontos altos da feira. “Conseguimos atrair um público interessado em diferentes áreas, desde arte e artesanato até moda e cuidados pessoais”, comentou.

Feedback positivo

Após a mostra, os participantes compartilharam suas impressões através de um formulário de avaliação. A maioria expressou satisfação com a divulgação e a organização do espaço, destacando o papel da feira como uma importante oportunidade para divulgação de seus trabalhos e geração de renda.

O valor arrecadado durante os três dias de evento foi de R$6.205,00, superando as expectativas dos expositores. “A feira não só ajudou financeiramente, mas também abriu portas para novas oportunidades de networking e parcerias”, afirmou a participante Maria Eduarda Dias.

Perspectivas para o futuro

O sucesso da feira “Qual é a sua arte?” e o feedback positivo recebido indicam um futuro promissor para essa iniciativa do NAE. Os participantes sugeriram que o evento seja realizado com maior frequência, talvez até mensalmente, e preferencialmente no início do mês, para atrair um público ainda maior.

“A feira já se tornou um evento aguardado pelos estudantes. Nossa meta é continuar ampliando essa iniciativa, incentivando o empreendedorismo e a expressão artística dentro da universidade”, concluiu a representante do NAE, Joice Brites.

A iniciativa se demonstrou valiosa para a comunidade acadêmica da UCPel, promovendo não apenas a expressão artística e cultural, mas também o apoio social e financeiro aos estudantes. Com o sucesso da primeira edição de 2024, o evento já se prepara para se tornar uma tradição na universidade, unindo talentos, criatividade e empreendedorismo.

Redação Pedro Vargas